Delegados Nacionais no Brasil

Delegados Pioneiros

Prof. Jacintho Francisco Targa/RS
Prof. Dr. Sylvio José Raso/MG
Prof. Antonio Boaventura da Silva/SP

Prof. Alfredo Colombo/RJ

Conheça a história dos delegados pioneiros no Brasil

A implantação da Federação Internacional de Educação Física no Brasil foi organizada com a representação dos ilustres Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antônio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil). Estes foram os pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP no Brasil.

Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil. Em 1963 o Prof. Alfredo Colombo/RJ, que foi nomeado o 1º Delegado Geral da FIEP no Brasil. Em 1970 com o falecimento do Prof. Alfredo Colombo/RJ, assume a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil o Prof. Jayr Jordão Ramos permanecendo até o ano de 1973. Na sequência a FIEP no Brasil teve como Delegado Nacional o Gen. Olavo Amaral da Silveira/MG no período de 1974 à 1980. No mandato do Gen. Olavo Amaral da Silveira é que são nomeados os primeiros delegados Regionais e Adjuntos da FIEP no Brasil.

Em 1980 foi nomeado para a função de Delegado Nacional da FIEP no Brasil, o Prof. Herbert de Almeida Dutra/MG permanecendo até o ano de 1991. No ano seguinte assume a Delegacia Geral da FIEP no Brasil o Prof. Almir Adolfo Gruhn/PR, por indicação do então Delegado Prof. Herbert de Almeida Dutra, Prof. Almir Adolfo Gruhn preside a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil até os días atuais.

Delegados Nacionais no Brasil

Gen. Jayr Jordão Ramos
1970-1973

Gen. Olavo Amaro da Silveira
1969-1980

Prof. Herbert de Almeida Dutra
1980-1991

Prof. Alfredo Colombo
1963-1969

Prof. Dr. Almir Adolfo Gruhn
1992-2020