História

História da FIEP no Brasil

A história da FIEP no Brasil tem início no ano de 1949, com a viagem de uma Delegação composta por 22 brasileiros, representantes vários Estados, que participaram da II LINGIADA DE ESTOCOLMO – Suécia, no período de 27 de julho a 13 de agosto de 1949, evento este que teve sua primeira edição em 1939 em homenagem aos 100 anos da morte de Per HenrikLing, tido como precursor da Educação Física e pai da Ginástica Sueca, ocasião em que o Presidente Mundial da FIEP, Major Joseph G. Thulin, designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil.Em assembleia realizada em 13 de agosto daquele ano, houve a aprovação e a homologação da instalação da FIEP no Brasil, data esta da nomeação dos primeiros delegados na FIEP no Brasil, motivo pelo qual comemora-se tal data.

Na oportunidade o Prof. Thulin foi convidado a visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.

A implantação da Federação Internacional de Educação Física no Brasil então foi organizada com a representação dos ilustres Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antônio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil). Estes foram os pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP no Brasil.

Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil. Em 1963 o Prof. Alfredo Colombo/RJ, foi nomeado o 1º Delegado Geral da FIEP no Brasil. Em 1970 com o falecimento do Prof. Alfredo Colombo/RJ, assume a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil o Prof. JayrJordão Ramos permanecendo até o ano de 1973.  Nasequência a FIEP no Brasil tevecomo Delegado Nacional o Gen. Olavo Amaral da Silveira/MG no período de 1974 à 1980. No mandato do Gen. Olavo Amaral da Silveira é que são nomeados os primeiros delegados Regionais e Adjuntos da FIEP no Brasil.

Em 1980 foi nomeado para a função de Delegado Nacional da FIEP no Brasil, o Prof. Herbert de Almeida Dutra/MGpermanecendo até o ano de 1991. No ano seguinte assume a Delegacia Geral da FIEP no Brasil o Prof. Almir Adolfo Gruhn/PR, por indicação do então Delegado Prof. Herbert de Almeida Dutra. O Prof. Almir Adolfo Gruhn preside a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil até os días atuais.

Vale registrar que na época,o próximo delegado Nacional era sempre indicado pelo Delegado que deixava o cargo.

A FIEP do Brasil marca a sua trajetória na história da FIEP MUNDIAL por seu trabalho incansável em prol da educação Física e da divulgação da Instituição, através de suas ações na área. Os principais projetos são: Congresso Internacional de Educação Física; Congresso Científico; Casa Da Educação Física – FIEP; Professores De Educação Física Sem Fronteira Da FIEP; Prêmio TOP FIEP; Clube Filatélico da FIEP; Academia Brasileira de Educação Física e também a Academia Latino-Americana de Educação Física.

A FIEP por meio da Delegacia Nacional no Brasil teve importante participação na implantação do Sistema CONFEF/CREF/s, apoiando o Movimento da Regulamentação da Profissão de Educação Física, lançando oficialmente o Movimento em Prol da Regulamentação, no Congresso Internacional realizado na Cidade de Foz do Iguaçu/PR, em janeiro de 1995 e hoje conta com vários Delegados que fazem parte da Diretoria doCONFEF, e também vários Delegados que participam como Conselheiros Federais e Estaduais.

Destaca-se que a posse solene dos primeiros Conselheiros do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, aconteceu na solenidade de abertura do 14º Congresso Internacional de Educação da FIEP em Foz do Iguaçu/PR, realizada no dia 10 de janeiro de 1999 e foi coordenada pelo Prof. Edson Cardoso, na ocasião, Presidente da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais de Educação Física (FBAPEF), presenciada por mais de 1500 congressistas.

A FIEP, tem sido a entidade pioneira na elaboração de Manifestos em prol da Educação Física, nesse sentido, ressaltando-se o brilhante legado do documento norteador representado pelo “Manifesto Mundial de Educação Física – FIEP 2000”, que tem sido uma referência para todas as reflexões e ações da área. Destaca-se ainda que foi o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino,ex Presidente Mundial da FIEP, foi o Brasileiro responsável pela apresentação do Manifesto Mundial.

PRINCIPAIS AÇÕES DA FIEP NO BRASIL:

  • Fomento para a criação dasAPEF’s – Associações de Professores de Educação Física em diversas cidade;
  • Realização/Apoio/Chancela de eventos: Congressos, Circuitos, Seminários, Jornadas,
  • Fórum, Encontros e Pós-Graduações;
  • Convênios com diversas Instituições de Ensino Superior;
  • Implantação das Delegacias Regionais em todos os Estados Brasileiros;
  • Instalação do Comitê Brasileiro da FIEPcom os Coordenadores nas Regiões: SUL,
  • NORTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE e NORDESTE;
  • Criação da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, em Foz do Iguaçu/PR. A casa conta com a instalação de Biblioteca, Laboratório de Pesquisa, Videoteca, Memorial FIEP, Sala de Estudos, Auditório e outros;
  • Publicação do FIEP BULLETIN ON-LINE

                  Delegados Geral da FIEP no Brasil

Mandato:

Nome:

Cidade:

Período:

1963 – 1969

Prof. ALFREDO COLOMBO                   

Rio de Janeiro/RJ                            

07 anos

1970 – 1973

Gen. JAYR JORDÃO RAMOS

Rio de Janeiro/RJ

04 anos

1973 – 1980

Gen. OLAVO AMARO DA SILVEIRA   

Belo Horizonte/MG                      

08 anos

1980 –  1991

Prof. HERBERT DE ALMEIDA DUTRA 

Belo Horizonte/MG                      

11 anos

1992 –  2020

Prof. ALMIR ADOLFO GRUHN               

Foz do Iguaçu/PR                         

28 anos

Organograma Fiep Brasil