Casa da Educação Física

Prédio com 2 andares está situada em Foz do Iguaçu/PR

Inaugurada no dia 1° de setembro de 2005 para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física e reinaugurada oficialmente no mês de janeiro/2006, durante o 21° Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu/PR – Brasil, com a presença dos Delegados da FIEP, Conselheiros e Autoridades convidadas. A casa da FIEP, localizada em um prédio com 2 andares, situada na Rua Belarmino de Mendonça, 920 – Centro em Foz do Iguaçu/PR. O primeiro piso dispõe de uma sala de reuniões e mini auditório com capacidade para 60 pessoas sentadas, ainda possui uma churrasqueira para confraternização. O Auditório faz uma homenagem o Prof. JACINTHO FRANCISCO TARGA, um dos idealizadores da FIEP no Brasil.

No segundo piso, alguns espaços se homenageia um professor Fiepiano, os pioneiros do Brasil, através da lista dos Delegados da FIEP foi escolhido e aprovado o nome dos homenageados, que são os seguintes:
1 – Biblioteca: Prof. Dr. MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO
2 – Sala de Estudos: Prof. HERBERT ALMEIDA DUTRA
3 – Laboratório de Pesquisa: Prof. Dr. SYLVIO JOSÉ RASO
4 – Sala de Reunião: Prof. ANTONIO BOAVENTURA
5 – Videoteca: Prof. Gen. OLAVO AMARO DA SILVEIRA
6 – Corredor das Homenagens: Prof. ALFREDO COLOMBO
7 – Sala FIEP Internacional – Memorial FIEP: Prof. JOHN ANDREWS
O Prof. Almir Adolfo Gruhn, idealizador e coordenador da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, tem trabalhado para que este seja mais um grandioso Projeto da FIEP, e a cada ano a Casa é mais conhecida, pois este Projeto sempre foi um sonho não somente da FIEP mas, um sonho pessoal dele.
A Biblioteca Prod. Dr. Manoel José Gomes Tubino conta com mais de 2500 livros e 1500 revistas e uma Coleção de Boletins da FIEP com quase 300 volumes.
A Casa da Educação Física organizou e patrocinou a premiação para a realização do TROFEU DESTAQUE ESPORTIVO DO ANO, realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR 1° Edição em dezembro de 2008 – até a 10ª Edição em 2016.
A ECT do Brasil lançou em 2006 um Selo personalizado da Casa da Educação Física, com a presença do Presidente Dr. Manoel Tubino, Delegados da FIEP e convidados. O 2º selo lançado foi em comemoração aos 10 anos da casa, e em 2020 será lançado com o apoio do Clube Filatélico da FIEP, o 3º selo comemorando aos 15 anos, estampando a foto da casa da Educação Física.
A casa da Educação Física participou da organização da publicação do Livro, FIEP NO BRASIL – 60 ANOS DE HISTÓRIA, com a participação dos Delegados da FIEP no Brasil de cada Estado colaborando e escrevendo a história da FIEP de seu estado, e a história da primeira Faculdade de Educação Física de cada estado, o livro foi lançado em janeiro de 2009 no Congresso da FIEP / Seminário de História da Educação Física. Pretende-se, em 2020 lançar mais um livro comemorativo aos 70 anos da FIEP no Brasil.
PRIMEIRA DIRETORIA:
PRESIDENTE: ALMIR ADOLFO GRUHN
VICE-PRESIDENTE: PAULO CEZAR THEODOROVITZ
DIRETOR FINANCEIRO: JARBAS INÁCIO DE ASSIS
DIRETORA SECRETARIA: FERNANDA SCHULTZ GOMES
DIRETOR ADMINISTRATIVO: VALDO ALVES VALÉRIO

Com o passar dos anos, apesar das atividades realizadas, a diretoria foi desativada, e o prof. Almir Adolfo Gruhn Delegado Nacional da FIEP no Brasil, mantém a Casa em atividades, mantendo todos os gastos.
Atualmente na Casa da Educação Física, sedia a Delegacia Nacional da FIEP no Brasil e FIEP Mundial, e vários encontros são realizados na casa tais como: reuniões da FIEP Brasil, Lançamentos de selos com o Clube Filatélico da FIEP; criação da ABEF – Academia Brasileira de Educação Física, inclusive realiza a Posses da Diretoria da ABEF.

1° PESQUISA
REALIZADA ATRAVÉS DA CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP
HOMENAGENS AOS 10 GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Objetivos e Normas:
1 – Escolher 10 profissionais de Educação Física do Brasil, para serem homenageados na Casa da Educação Física – FIEP;
2 – Profissionais que se destacaram como autores de livros, pesquisas e trabalhos relevantes prestados à Educação Física Brasileira;
3 – Profissionais “vivos” ou “in memoriam”;
4 – A participação somente de Profissionais de Educação Física do Brasil;
5 – Serão homenageados com um pôster, contendo: Foto, Biográfica, Currículo, Obras Publicadas,

Como participarem da Pesquisa:
Através de e-mail: almirgruhn@uol.com.br no site estava a relação dos Profissionais de sua preferência e possível acompanhar as apurações pelo site www.casafiep.com
Foram 1° apurações, para chegarem aos 20 mais votados, e daí uma nova escolha entre os vinte.
Devido à grande solicitação também foram homenageados 2 médicos e 2 personalidades Especiais, pelos envolvimentos destes profissionais com a classe da Educação Física Brasileira.
Com 256 participações e com 108 nomes indicados, foram eleitos os seguintes:

RESULTADO FINAL:
10 GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1 – Inezil Penna Marinho – Brasília/DF “In memorian”
2 – Manoel José Gomes Tubino – Rio de Janeiro/RJ “In memorian”
3 – Moacir Daiuto – São Paulo/SP “In memorian”
4 – Lamartine Pereira da Costa – Rio de Janeiro/RJ
5 – Maria Emma Hulda Lenk Zigler – Rio de Janeiro/RJ
6 – João Batista Gomes Tojal – Campinas/SP
7 – Jorge Steinhilber – Rio de Janeiro/RJ
8 – Rui Jornada Krebs – Florianópolis/SC “In memorian”
9 – Vera Lúcia Menezes da Costa – Rio de Janeiro/RJ
10 – Oswaldo Diniz Magalhães – São Paulo/SP
MÉDICOS que receberam votos:
Eduardo Henrique de Rose – Porto Alegre/RS
Victor Matsudo – São Caetano do Sul/SP
ESPECIAL que receberam votos:
Rui Barbosa – Rio de Janeiro “in memorian”
Fernando de Azevedo – Rio de Janeiro “in memorian”

HOMENAGEM AO GRANDE MESTRE
Manoel José Gomes Tubino
Numa iniciativa da Delegacia da FIEP no Brasil e Casa da Educação Física, no dia 13 de janeiro de 2008, antes do Jantar da FIEP, que tradicionalmente realiza-se na churrasqueira da Casa, amigos, familiares e delegados da FIEP estiveram presente para prestarem esta homenagem ao mestre Tubino.
Foi inaugurado e apresentado ao público o monumento do Prof. Manoel Tubino, Presidente Mundial da FIEP, uma das maiores autoridades da Educação Física, uma obra do escultor plástico Giovani Visotto residente em Foz do Iguaçu o mesmo que executou a obra do monumento do Discóbolo de Miron exposto em frente da Casa da Educação Física.
A obra emocionou a todos, Manoel Tubino estava acompanhado de sua esposa, seus filhos, nora e amigos, segundo Tubino “que já recebeu tantas homenagens, mas três que mais marcaram sua vida, foram 1° Uma peça de teatro que ficou vários meses em cartaz na cidade do Rio de Janeiro, com o título Tubino no Esporte; 2° A homenagem feita pelos acadêmicos da PUC/PR, que aprovaram seu nome para o Diretório Acadêmico Manoel Tubino, em Curitiba/PR e a 3° Foi o monumento Prof. Manoel Tubino exposto em frente da Casa da Educação Física – FIEP em Foz do Iguaçu/PR, que jamais pensou um dia ter um Monumento seu em um local público. Prof. Tubino na ocasião, agradeceu o carinho e amizade do amigo Almir Gruhn, que foi o realizador do projeto e aos presentes na cerimônia.
Houve uma verdadeira sessão de fotos com Tubino e seus amigos, segundo Almir “agora o Presidente Tubino estará sempre na Casa da Educação Física, Tubino é merecedor desta homenagem que foi aprovada pela diretoria do Brasil”.
Lamentavelmente em dezembro de 2008, Dr. Manoel Tubino, faleceu no Rio de Janeiro, deixando muita tristeza para toda família da FIEPIANA.
No dia 11 de janeiro de 2019, na Casa da Educação Física, viveu seu momento histórico e memorável para a Educação Física Brasileira, na oportunidade foi apresentado o Projeto da ABEF – Academia Brasileira da Educação Física, dado a Posse da primeira Diretoria.
Em janeiro de 2019 numa Reunião Planária da Delegacia Nacional da FIEP no Brasil, foi lançado pelo Correios do Brasil, selos em homenagem aos 70 anos da FIEP no Brasil, e para as Delegacias Regionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que também estavam comemorando os 70 anos na FIEP, lançamentos de selos coordenado pelo Prof. Me. André Nessi, atual Presidente do Clube Filatélico da FIEPno Brasil.